23.julho.2018 | por: Administrador
MarketingImportância do marketing para o faturamento das empresas
O Brasil conta com mais de 16 milhões de empresas regularizadas e formalizadas. Um novo negócio surge no país a cada cinco minutos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e revelam um dado importante para o empresário: para sobreviver nesse cenário, tornou-se imprescindível investir em marketing.
Acha que marketing é investir em panfletos? Pensa que marketing digital é só frescura? Descubra mais sobre a importância do marketing para o faturamento da sua empresa.
Marketing de relacionamento
Estratégias de marketing são construídas, a priori, para prospectar novos clientes em potencial e fidelizar os antigos. Uma das principais técnicas dos especialistas da área é chamada de marketing de relacionamento, que consiste em construir um canal de comunicação entre empresa e público-alvo.
Mais do que mera publicidade, o marketing busca dialogar com o cliente, investigar seus hábitos e atender suas necessidades antes mesmo que elas existam – um trabalho complexo que mescla conhecimentos sobre a própria empresa, técnica e psicologia do consumidor.
A prática é coisa séria: de acordo com um levantamento da ICLP Loyalty, uma importante agência de marketing suíça, 68% dos clientes comprariam mais vezes numa mesma loja se sentissem que há uma conexão especial entre eles e a marca, enquanto 62% seriam fiéis às suas marcas preferidas se construíssem uma relação de confiança com elas.
Marketing digital
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 95 milhões de pessoas com pontos de acesso domiciliares da internet. Isso significa que cerca de metade da população do país está online atualmente. Já de acordo com pesquisa do Ibope Media, 92% dos internautas utiliza mecanismos de busca online para descobrir empresas, serviços ou produtos, além de pesquisar sobre a qualidade dos mesmos.
Sentiu a responsabilidade? Para quem deseja continuar crescendo, investir em marketing digital não é mais um diferencial, mas uma obrigatoriedade para sobreviver na selva.
Marketing de conteúdo
O content marketing é um dos braços mais comuns entre as técnicas de marketing digital. A grosso modo, a estratégia consiste em criar conteúdo multimídia online para fortalecer a marca, criar um relacionamento com o cliente, gerar leads e melhorar o posicionamento do site da empresa no Google. Os benefícios do marketing de conteúdo para o faturamento de qualquer empresa são enormes.
Primeiramente, o investimento em conteúdo é uma maneira de suprir os dois tópicos anteriores: ajuda a construir um relacionamento com seu público-alvo e permite que seu negócio exista na internet, podendo ser encontrado por quem precisa dos seus serviços.
A importância, entretanto, não para por aí. Criar conteúdo facilita a comunicação com seus clientes e a dinâmica de SACs, aumenta a visibilidade da sua marca, otimiza os processos pós-venda, facilita o mapeamento e controle sobre produtividade e retornos, proporciona recursos simples e autoexplicativos para construção de relatórios, além de contribuir com a compreensão do perfil e necessidades básicas do seu público. Aumento de lucros e crescimento interno na certa!