23.julho.2018 | por: Administrador
Gerenciamento de ProjetosGerenciamento de Projetos: Aplicabilidade para Todas as Áreas
Quando se ouve Gerenciamento de Projetos as pessoas pensam muitas vezes se tratar de algo específico de engenharia ou que está ligado à Tecnologia da Informação (TI) apenas. Ledo engano.
O Gerenciamento de Projetos é aplicável a qualquer área de conhecimento como administração, arquitetura, farmácia, negócios e tantas outras que precisam de gestão para alcançar os objetivos.
Como esclarecimento, a palavra “Projeto” em questão é qualquer coisa que possua início, meio e fim e que irá gerar um produto, serviço ou resultado.
Sendo assim, construir uma casa é um projeto, pois se enquadra dentro conceitos, mas organizar uma festa, planejar o crescimento da empresa, melhorar os processos internos, desenvolver um novo produto, tudo isso é projeto e demanda gerenciamento para que os resultados sejam os mais satisfatórios possíveis.
Há de se saber que existem vários institutos que disseminam o Gerenciamento de Projetos pelo mundo, como o Project Management Institute (PMI), que é uma instituição sem fins lucrativos e possui quase um milhão de associados.
Um projeto é constituído de dez áreas do conhecimento que, em conjunto, irão aumentar substancialmente as chances de sucesso. São elas:
Integradas elas responderão aos questionamentos:
- Escopo: o que deve e o que não deve ser feito?
- Cronograma: quanto tempo levará para ser feito?
- Custo: quanto custará?
- Qualidade: quais são os padrões de qualidade a serem seguidos
- Recursos: que pessoas, materiais e equipamentos serão precisos?
- Riscos: com o que temos que nos preocupar?
- Comunicação: o que comunicar, quando, para quem, onde, como e quanto custará?
- Aquisições: quais produtos e serviços a serem adquiridos?
- Partes interessadas: quem estará envolvido?
- Integração: como manter tudo isso integrado?
As empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, todas possuem projetos e objetivos a serem alcançados, e essas metas muitas vezes serão atingidas através de projetos, sabendo que não basta apenas fazer certo o projeto, é preciso fazer o projeto certo.
O Gerenciamento de Projetos oferece diretrizes desde a priorização, iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento de projetos, dentro de uma metodologia que seja clara e objetiva, onde todos os envolvidos saibam seu papel e principalmente se os projetos estão vinculados as estratégias organizacionais.
Empresas e profissionais de todas as áreas podem e devem utilizar o Gerenciamento de Projetos como um meio para obtenção dos resultados, uma vez que, independentemente da formação e atuação, todos projetos carecem de um bom gerenciamento para que os desperdícios de tempo e dinheiro sejam reduzidos ou eliminados, e os resultados sejam maximizados.
“Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação”. Peter Druker.