23.julho.2018 | por: Administrador
Gestão FinanceiraGestão Financeira Empresarial
Na vontade de abrir o próprio negócio o empreendedor precisa pensar em cada detalhe, detalhes esses que serão definitivos para o início, como o melhor local para a nova empresa, os produtos ou serviços que serão oferecidos, quantidade de funcionários, possíveis fornecedores, etc, etc e etc, mas acaba esquecendo que o coração da empresa é o Financeiro, e uma boa gestão vai garantir o sucesso da empresa. Só com uma gestão financeira eficiente é possível ter uma visão real e clara da saúde financeira da empresa.
Sendo assim, segue as principais ferramentas gerenciais e as mais básicas que toda empresa precisa para uma boa gestão financeira:
Fluxo de Caixa
A implantação e a aplicação do fluxo de caixa é simples e de extrema importância, ele irá mostrar as entradas e saídas de recursos financeiros em um determinado período de tempo em uma empresa, ou seja, o fluxo de caixa é uma ferramenta empresarial que serve para controlar a movimentação financeira de uma organização e mostrar ao empresário quanto de caixa a empresa gerou/perdeu em um determinado período.
Planejamento Orçamentário
O Fluxo de Caixa Projetado, segundo CAMPOS (1999): “é um instrumento no qual o administrador financeiro utiliza-o para considerar, com antecedência, determinadas situações de risco, impedindo que elas ocorram”.
O Fluxo de Caixa Projetado tem como principal objetivo, no curto prazo, identificar quando a empresa tem dinheiro sobrando ou quando está faltando recursos, em termos de projeção. No longo prazo, por sua vez, os objetivos são:
- Planejar as atividades do caixa, estabelecendo metas de valores para cada desembolso financeiro;
- Controlar as finanças da empresa;
- Gerenciar o capital de giro;
- Analisar a liquidez da empresa;
Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica, o que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo uma ação crucial para elaboração do planejamento financeiro, o que remete para a previsão das receitas e despesas, criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.
Podemos comparar uma empresa ao corpo humano, onde cada membro é um departamento e o coração é o Financeiro. Cuidar bem do Financeiro fará com que a empresa tenha uma vida mais longa e próspera, porque todas as ações de boas ou ruins implantadas na empresa terá um impacto direto no financeiro, então cuidar do Financeiro através de uma boa Gestão financeira fará com que a empresa se perpetue por vários anos.