Gestão de Pessoas e Produtividade
Pessoas
Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias empregadas por empresas para desenvolver seu capital humano. As ações de Recursos Humanos são exercidas desde a atração dos melhores profissionais possíveis e incluem seu desenvolvimento, retenção e motivação para desempenhar suas funções.
Por que a Gestão de Pessoas é importante para as empresas?
Pesquisam indicam que os produtos ligados a gestão de pessoas eram os menos comprados por donos de pequenas empresas. Infelizmente, investir em pessoas não é muito popular nas empresas brasileiras. A dúvida geral é “e se eu investir nos meus funcionários e eles pedirem demissão?”. A melhor resposta para essa pergunta é outra pergunta:
E SE VOCÊ NÃO INVESTIR EM PESSOAS E ELAS FICAREM NA SUA EMPRESA?
Empresas gastam rios de dinheiro para buscar os melhores profissionais, oferecem bons salários e benefícios e acreditam que isso é suficiente. O profissional entra na empresa, recebe uma pequena capacitação inicial e, depois, é deixado de lado no cumprimento de suas atribuições de rotina.
A questão é que, cada vez mais, especialmente para jovens profissionais, a visão sobre o valor da remuneração está evoluindo. Antigamente, a visão era meramente financeira: salário + benefícios + bônus. Hoje, a visão está cada vez mais ligada a fatores mais abstratos:
- -Salário + benefícios + bônus
- -Evolução pessoal e profissional
- -Integração à equipe
- -Liberdade de escolhas
- -Senso de cumprimento de propósito
Nesse contexto, entra a gestão de pessoas nas organizações. Cabe aos gestores diagnosticar o grau de motivação de sua equipe e atuar sobre ele para obter os melhores resultados. O grau de motivação pode variar por diversos motivos. Desde o ambiente da empresa, até o sentimento de estagnação profissional.
Assim como na medicina, cada diagnóstico terá um tratamento diferente. E, acredite, equipes bem geridas e motivadas podem levar o resultado da empresa a outro patamar. Para atuar bem sobre a equipe, não deixe de entender os 5 pilares da gestão de pessoas.
Pilares da gestão de pessoas
- -motivação para despertar o comprometimento de suas equipes;
- -comunicação objetiva, transparente e sem hierarquias para estimular o senso de dono nos colaboradores e fazê-los sentirem-se parte fundamental da empresa;
- -espírito colaborativo para minimizar os conflitos e engajar a todos em uma crescente de resultados e disposição para que a empresa, como um todo, se desenvolva;
- -conhecimentos e competências específicos para que os colaboradores ofereçam o melhor de si. Algo que pode ser estruturado, a princípio, por meio de treinamentos e capacitações que agregam valor à gestão de pessoas, ao indivíduo e às metas da empresa;
- -desenvolvimento do indivíduo por meio de avaliações de desempenho. Assim, o seu quadro de funcionários sempre vai estar inteirado a respeito do que deve ser feito para manter o espírito colaborativo sempre eficiente.
Como aplicar a gestão de pessoas na empresa?
- 1. Ouça o que os colaboradores têm a dizer
- 2. Estabeleça uma comunicação livre com toda a empresa
- 3. Alinhe a sua equipe à cultura organizacional da empresa
- 4. Ajude a promover um bom clima organizacional
- 5. Invista no processo de atração de talentos
- 6. Aposte nos feedbacks como forma de avaliação
- 7. Implante um plano de cargos e salários flexível
- 8. Dê autonomia aos seus colaboradores
- 9. Realize treinamentos e capacite suas equipes
- 10. Invista em tecnologias de gestão de pessoas
Planejamento e métrica - diferencial na performance em gestão de pessoas:
-Como elaborar as metas a serem cumpridas?
-Como avaliar os resultados?
Gostaria de contratar nossos serviços para melhor alavancar o desempenho dos seus colaboradores? Deixe uma mensagem ao lado!
INVESTIMENTO
Variável
CARGA
Personalizada
QUANTIDADE
Por Demanda
RESPONSÁVEL