Assertividade e Crescimento
Pesquisa e Inteligência de Mercado
Por que você realmente precisa fazer pesquisas de mercado
No dia a dia de qualquer negócio, existem uma série de decisões cotidianas que pautam o sucesso de um empreendimento. A todo momento, a tomada das decisões mais diversas impacta empresas e pessoas a curto, médio e longo prazo, o que faz com que cada passo dado exija estratégia e planejamento. Considere também que, em mercados cada vez mais competitivos, as decisões precisam ser tomadas cada vez com menos margem para erros.
É assim que se separam os negócios que alcançam o sucesso e aqueles que fracassam. Mas o que fazer para tomar as decisões certas? Ora, a resposta é até bastante simples: você precisa de informação. E em um cenário em que a informação não só é imprescindível, mas também é uma carta na manga muito valiosa, você precisa realmente fazer pesquisa de mercado.
Se pesquisa de mercado ainda não é um hábito comum para você e para sua empresa, precisa ser o quanto antes. A pesquisa de mercado existe, justamente, para ajudar a tomar as decisões mais acertadas e com embasamento em diversas situações vividas por qualquer empresa. Seja para lançar um produto novo no mercado, definir uma campanha de mídia ou até trabalhar para melhor o clima da sua empresa, você deve usar as pesquisas para te amparar na hora de agir.
Para provar isso, separamos alguns objetivos básicos, que toda empresa tem, para exemplificar por que realmente você precisa fazer pesquisas de mercado.
- 1. Conhecer o seu cliente
- 2. Entender a concorrência
- 3.Testar produtos, conceitos e hipóteses
- 4. Descobrir o que fazer para vender mais
- 5. Descobrir erros estratégicos
Saiba mais, contate-nos ao lado por gentileza!
A Inteligência de Mercado
7 principais dúvidas sobre Inteligência de Mercado
Investir em Inteligência de Mercado pode ser a diferença para as organizações que buscam mais agilidade na identificação de problemas e soluções e assertividade e segurança na tomada de decisão. Mas o tema é complexo e gera dúvidas mesmo para os mais experientes e versados no tema. Apontamos as sete principais necessidades que se percebe no mercado sobre essa que é uma das práticas de gestão mais eficientes para atingir resultados positivos. Veja:
- 1. Como estruturar um processo de Inteligência de Mercado?
- 2. Como montar uma área de inteligência?
- 3. Quais atitudes, habilidades e competências é preciso ter num time de IM?
- 4. Quais as melhores práticas de coleta?
- 5. Quais as melhores práticas de análise?
- 6. Consigo conduzir um processo de inteligência sem tecnologia?
- 7. Qual a diferença entre o analista de IM e o cientista de dados?
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Por que toda empresa deve trabalhar inteligência competitiva
A internet proporciona com facilidade a geração, acompanhamento e análise de dados não apenas sobre a sua empresa, mas também de concorrentes por meio de aplicações (softwares) diversos. Além disso, ela favoreceu também o acesso a informações e conteúdo noticioso em tempo real. A inteligência competitiva é hoje fundamental para delinear um planejamento estratégico eficiente. Algumas vantagens que fazem dessa atividade uma poderosa ferramenta de marketing são:
- -Conhecer seu cliente atual e potencial mais profundamente;
- -Conhecer os reais problemas do mercado para indicar soluções favoráveis à empresa;
- -Conhecer melhor seu segmento de mercado;
- -Entender como está a percepção de sua marca pelos consumidores (branding);
- -Conhecer os principais players e influenciadores do mercado;
- -Acompanhar tendências;
- -Verificar ações, evoluções e direcionamento dos concorrentes;
- -Munir times comerciais com melhores abordagens de venda;
- -Desenvolver novas funcionalidades, recursos ou mesmo produtos e serviços, etc.
Como lidar com o grande volume de informações para o trabalho
Ao mesmo tempo que a internet favoreceu o acesso rápido e em tempo real a dados e informações, ela também demonstrou que lidar com o grande volume pode não ser tão simples. Filtrar o que é realmente relevante para análise e tomada de decisões faz parte de um trabalho de curadoria e análise aprofundada. Isso envolve ferramentas para:
- -Monitoramente de notícias e sites com palavras-chave e recursos avançados para filtragem, organização e envio de conteúdo;
- -Monitoramento de engajamento qualitativo e quantitativo em mídias e redes sociais;
- -Monitoramento e análise de dados qualitativos de clientes com o auxílio de software CRM (Customer Relationship Management);
- -Ferramentas de BI (Business Inteligence);
- -Aplicações de monitoramento de dados e comportamento de usuários na internet, como Google Analytics, por exemplo, dentre outros.
Agora que você entende o que realmente é inteligência de mercado, conte para a gente: como você pretende adotar essa estratégia em seu negócio? Possui alguma experiência ou dúvida para compartilhar? Aproveite o espaço ao lado!
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