Controladoria

Controladoria

Hub de Soluções IC&B: Capacitação, Monitoramento e Gerenciamento

Controladoria

Controladoria empresarial: Seu papel é compreender e:

  • - acompanhar o desenvolvimento e a execução de todas as atividades que ocorrem dentro de um empreendimento,
  • - evitar qualquer erro ou falha na gestão empresarial,
  • - levantar informações úteis,
  • - fazer um planejamento adequado,
  • - e organizar processos, otimizando-os.

 

Controladoria: como fazer na minha empresa?

O processo inicia-se pela correta estruturação das operações financeiras e contábeis, mas também pelo desenvolvimento por meio de setores de apoio. Em seguida, são levados em consideração:
  • - os custos de contabilidade;
  • - a formação de preços de venda de produtos;
  • - o orçamento empresarial;
  • - a administração de custos e despesas;
  • - os mecanismos de captação de recursos;
  • - o fluxo de caixa;
  • - a análise de produtividade;
  • - as atividades desempenhadas pelos funcionários.

Vamos investir em controladoria empresarial?

Como deu para perceber, a controladoria empresarial tornou-se ferramenta fundamental para quem deseja se destacar no mercado e conquistar espaços na mente dos consumidores. Por isso, seu investimento torna-se algo necessário para as organizações que desejam crescer a longo prazo de maneira sustentável.

Aposte nas estratégias de controladoria e obtenha mais êxito em suas decisões empresariais, otimizando processos, reduzindo custos e motivando as pessoas. Se tem dúvidas sobre a controladoria da sua empresa, compartilhe conosco e poderemos ajudar sua corporação e com nossa equipe de gestão você conseguirá ou implantar ou melhorar a controladoria em sua organização

 

Envie-nos sua solicitação, estamos prontos para atender sua empresa! Clique aqui

 

 

Neste contexto é de suma importância, as organizações atentarem-se para a elaboração e implementação de um planejamento estratégico, devidamente ajustado para o porte, a atividade e a localização da mesma.

 

 

Esse controle rigoroso tem a meta de reduzir gradativamente os excessos e desperdícios na empresa, bem como evitar roubos e fraudes. Suas funções podem ser definidas como: 

  • - planejamento: estipulação de um projeto para atingir uma meta;
  • - organização: organizar todos os processos e tarefas para que um objetivo seja alcançado;
  • - direção: determinar uma divisão eficiente de atividades;
  • - controle: mensuração da eficiência e qualidade do trabalho no tocante à meta proposta.

 

 

Profissionais conhecidos como controllers são os responsáveis por passar todos os dados do serviço para os gestores. A controladoria é um mecanismo gerencial que está sendo bastante procurado pelos administradores empresariais, uma vez que otimiza os esforços e permite o desenvolvimento de estratégias eficazes para o negócio.

Abaixo mostraremos os principais conceitos sobre a controladoria empresarial e as principais ferramentas que são necessárias para implantar esse novo modelo em sua empresa. Acompanhe.

1. O que é a controladoria empresarial?

A controladoria empresarial visa entender e acompanhar o desenvolvimento e a execução de todo o trabalho realizado em uma empresa, sem que haja perda de continuidade dos projetos. Por meio do levantamento de informações úteis, planejamento e organização de processos otimizados e controle do trabalho realizado, os profissionais conhecidos como controllers repassam todo o andamento do serviço para os gerentes.

A controladoria é uma das ferramentas gerenciais que tem sido muito procurada pelos empresários e gestores de empresa, visto que otimiza os esforços desses profissionais para pensar estratégias diferenciadas para a empresa, deixando a cargo do controller o acompanhamento de processos mais operacionais e menos estratégicos.

2. Tipos de controladoria empresarial

Existem diversos tipos de controladoria empresarial que podem ser adotados por sua empresa. Entretanto, antes de implementar uma ou mais ferramentas, é fundamental realizar um planejamento junto à direção da empresa para verificar qual dos setores terá mais ganhos efetivos com esse novo modelo de negócio.

3. Gestão financeira

O primeiro e mais procurado modelo de controladoria empresarial é voltado para a gestão financeira, de modo que os gerentes e diretores consigam ver com clareza como estão as finanças da empresa para, a partir daí, traçar estratégias adequadas.

A gestão financeira visa analisar se as operações estão funcionando de maneira correta, para que os investimentos tenham retorno e a empresa continue no caminho do crescimento sustentável. Quando falamos em momentos de crise, principalmente como a que estamos vivenciando no Brasil, a controladoria de gestão financeira torna-se fundamental estrategicamente para o seu negócio, visto que é necessário reduzir custos e aumentar a receita.

4. Planejamento orçamentário

A controladoria voltada para o planejamento orçamentário permite traçar com mais precisão os investimentos da empresa, minimizando as possibilidades de gastos exorbitantes que podem prejudicar o bom funcionamento do caixa empresarial.

A necessidade de prever e controlar o orçamento é benéfica, não apenas para a empresa, mas também para os gestores, que podem, antecipadamente, prever seus projetos e processos, sem que haja a necessidade de aprovação a cada novo custo, ou seja, as aprovações orçamentárias acabam sendo mais rápidas e menos onerosas.

5. Controle de processos

A controladoria de processos é uma das mais importantes ferramentas a serem utilizadas pelas organizações porque, quando há otimização, o desempenho da empresa é afetado diretamente, reduzindo os custos e alcançando a excelência operacional.

Por meio de ferramentas para análise de procedimentos e eliminação de desperdícios que podem ser produtivos, de tempo, estoque e beneficiamento de matéria-prima, há intensificação da eficiência do trabalho, melhora no controle das operações e aumento da rentabilidade.

6. Contabilidade gerencial

O principal objetivo da contabilidade gerencial é a redução dos riscos de falência das organizações, pois aponta as ações estratégicas e os planejamentos efetivos que devem ser seguidos pelos gestores, desde a supervisão do plano contábil da empresa, dos assuntos referentes a impostos até a aquisição de ativos fixos e variáveis, e demais trabalhos pertinentes ao contador.

Nessa modalidade de controladoria, a contabilidade gerencial visa planejar e organizar o sistema gerencial da organização para que os fatos que ocorrem no universo contábil e financeiro sejam corretamente comunicados aos tomadores de decisão.

7. Contabilidade de custos

A controladoria voltada para a contabilidade de custos tem o objetivo de entender e acompanhar os gastos produtivos por meio de registro contábil das operações da empresa. Por meio do levantamento desses dados, é possível dar apoio à tomada de decisão dos gestores quando o assunto é preço de venda, por exemplo.

A contabilidade de custos deve prever um ponto de equilíbrio para cada preço de produto, ou seja, é necessário que o produto gere lucro para a empresa. Para estabelecer cada custo são necessárias análises específicas que determinarão a formação do preço de venda e o posicionamento de mercado.

8. Análise de balanços

A controladoria empresarial utiliza as análises de balanço para que a empresa tenha bons resultados financeiros. Trata-se de um dos apoios da contabilidade gerencial e tem por objetivo acompanhar os indicadores escolhidos de maneira efetiva, entendendo qual a verdadeira situação da empresa, incluindo desde o seu patrimônio até as movimentações das operações contábeis, servindo então como apoio nos processos decisórios.

Os controllers responsáveis pela análise dos balanços utilizam diversos cálculos aplicados ao patrimônio da empresa, norteando os tomadores de decisão para a formação de alternativas melhores a fim de que a empresa continue no caminho do crescimento. Trata-se, portanto, de importante respaldo para a tomada de decisão dos gestores.

9. Controle e gestão de pessoas

A controladoria voltada para a gestão de pessoas é também uma importante estratégia que pode ser empregada pelas organizações porque, hoje, os bons profissionais são muito importantes para a continuidade do trabalho, para a motivação da equipe e para a rentabilidade das empresas.

A gestão de pessoas visa ofertar aos gestores informações imparciais sobre as relações de trabalho, de modo que haja melhor aproveitamento da mão de obra na empresa e para que esses tomadores de decisão possam pensar em estratégias voltadas para recrutamento e seleção, treinamentos, plano de cargos e salários, por exemplo.

Você percebeu a importância da controladoria na gestão da sua empresa? Vamos conversar mais sobre isso? Solicite-nos uma visita empresarial e estaremos com você! Clique aqui

 

0

EMPRESAS PARTICIPANTES

0

EMPREENDEDORES ATIVOS

0

ENCONTROS REALIZADOS

0

NEGÓCIOS VIABILIZADOS

NEWSLETTER

Receba o conteúdo da nossa rede em primeira mão.