23.julho.2018 | por: Administrador
Gestão EstratégicaGestão de Desempenho Estratégica
Muito se ouve falar em Gestão. Muito se estuda sobre Gestão. Empresas buscam lucratividade de forma desacerbada num mercado cada vez mais competitivo. Assim sendo, as estratégias são postas a mesa como cartas em jogos de azar, sem alguma estratégia sequer. Resultados são fruto de planejamento e de perspicácia organizacional. Assim, as pessoas fazem parte deste carrossel corporativo e viciado.
Mais que treinar, desenvolver é necessário. Onde todos os processos são desenhados, e toda verba é investida, temos claramente a necessidade de clarear o horizonte em busca de alinhamento de ações e concepções focadas em resultados. Estratégias fazem parte de um rol de ações conjuntas para melhor desempenho. Metas estabelecidas, conjunturas desenhadas, parâmetros definidos, avaliações aplicadas, enfim: o desempenho medido e recompensado. A formatação da gestão de pessoas de forma estratégica com a meta da empresa.
Seria simples se fosse lindo como parece, mas nem sempre é. Nos bastidores do desempenho, existem vaidades, existem interesses e outros sentimentos que vem de pessoas que comandam e são comandados que se tornam um “câncer” corporativo. Assim sendo o setor de Recursos Humanos se perde na concepção da palavra, pois tem vícios de tarefas cada vez mais rotineiros e se afastam da estratégia financeira da empresa.
Um plano de cargos e salários é uma alternativa que torna-se basicamente obrigatória para qualquer organização eu quiser manter sua equipe centrada e focada nos deveres, dando seu melhor e buscando crescer com a empresa. Além disso, trabalhar com escola interna de desenvolvimento de talentos, assim como uma escola de líderes é tarefa de casa obrigatória para RH’s e CEO’s.
Assim sendo, a estratégia caminha junto com as metas corporativas. Um setor de Avaliação de Desempenho bem estruturado tem função de guardião das metas e das avaliações, dando todo o respaldo a líderes e gestores para se trabalhar o desenvolvimento de pessoas e estratégias, saindo do tradicional recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento.
Processos de Coach hoje faz parte da rotina de CEO’s e gestores em geral. É uma metodologia obrigatória para se desenvolver talentos de forma focada e assertiva. Pense nestas e em todo seu sistema de Gestão do Desempenho e avalie seu recurso mais precioso: pessoas!
Master Coach Esp. Eduardo Dehira
CEO do Instituto de Desenvolvimento Humano Integrado – DHi
CRA 7381
www.institutodhi.com.br