23.julho.2018 | por: Administrador
CompliancePorque Implantar Compliance?
Na grande maioria dos casos, as empresas só se preocupam com leis quando vislumbram um processo ou uma multa no horizonte. Não se imagina que elas deveriam fazer parte do dia a dia da gestão.
Mas, O que é Compliance? O termo em inglês significa “conformidade”, regularidade com normas internas e legais. Complicações técnicas à parte, Compliance significa, simplesmente, cumprir regras éticas para garantir as melhores práticas pela sua empresa. O que nem todo mundo percebe é que essas regras se aplicam a todas as atividades envolvidas em ser ou ter uma empresa.
Dependendo da forma jurídica da empresa, se uma LTDA, uma SA ou uma EIRELI, por exemplo, diversas regras específicas de cada tipo vão se aplicar a você e você precisa saber, de antemão, quais são elas e o que elas significam para o seu negócio. Se não souber, como escolher?
Dependendo do tipo de função que você pensa em contratar um funcionário, é melhor contratar uma empresa terceirizada? Um prestador de serviço ou o caso é de relação de emprego mesmo e se você fizer qualquer outra coisa vai ter um problemão com a justiça no futuro? Se você não pensar nisso, como evitar os riscos?
Dependendo do município da sua sede, as vezes até do estado escolhido, você pode ter alíquotas maiores ou menores de ISS e ICMS, incentivos e até isenções! Sem saber disso, como se aproveitar das melhores opções? Quando a carga tributária consome mais que 50% do seu resultado bruto, em média, você não pode se dar ao luxo de não saber quais as melhores opções.
É preciso saber tudo isso e muito mais, antes mesmo de abrir a empresa. Imagina durante o seu dia a dia? Em que tudo pode acontecer? E se as normas legais regem o dia a dia das empresas, nada mais importante do que saber quais são e planejar como elas vão impactar nas suas operações, não é mesmo?
Mas, diante de tantos assuntos diferentes, de tantas preocupações diferentes, como saber o que pesquisar? Como saber com o que você tem que se preocupar?
Ter um departamento, um gestor ou uma consultoria encarregada de manter o “Compliance” vai permitir saber com clareza quais normas é necessário seguir e decidir como adaptar seus processos a elas de modo eficaz e, mais importante, com melhor resultado financeiro.
Até aí, tudo bem. Você já sabe que tudo isso é importante, se convenceu que quer ter Compliance na sua vida…e aí?
Hoje se fala muito de gestão de riscos, de planejamento estratégico, e todo mundo já ouviu falar de Governança Corporativa. Mas, acreditem, nada disso é possível, plenamente, se não houver Compliance na sua empresa.
Estar em conformidade com as normas que se aplicam a você, começa desde o estudo da melhor forma legal para constituir sua empresa e cumprir todas as obrigações que dai vierem, e segue norteando todos os processos internos realizados diariamente dentro e fora do ambiente empresarial.
Compliance é um objetivo a ser alcançado dentro da gestão. E isso acontece através da sua missão, da visão, dos objetivos e dos valores da sua empresa, através de uma gestão de pessoas forte, da implantação de princípios de governança corporativa, como a transparência, a ética, os códigos de conduta, e da difusão de uma cultura de valorização dos princípios e das pessoas.
Implantar Compliance significa otimizar sua gestão e reduzir seus riscos! E, em breve, deixará de ser uma opção. Vários estados e diversas empresas já restringem suas contratações à fornecedores e clientes com Programa de Compliance! É bom ficar de olho para não ficar de fora do mercado.
Autora:
Denise de Holanda Freitas Pinheiro
Sócia fundadora da Holanda Apoio Empresarial